Faz parte da natureza humana nos sentirmos ansiosos e tensos antes de um evento importante, um campeonato ou, até mesmo, durante uma fase importante de treinamento pré-competição. Some-se a isso a pressão por bons resultados vinda de patrocinadores, amigos, familiares, mídia, além da nossa própria cobrança interna.
Esse cenário é um dos grandes responsáveis por provocar problemas de insônia em atletas, sejam os profissionais em busca de uma medalha olímpica, ou os amadores tentando terminar a sua 1ª corrida de rua. Ansiedade e o sono de má qualidade podem ser determinantes para maior dificuldade na recuperação muscular, diminuição na capacidade de foco e concentração, lentificação dos reflexos, gera maior dificuldade de manutenção da dieta – aqui o problema é especialmente
crítico para atletas que competem em categorias por faixa de peso e para aqueles que necessitam manter o peso baixo como as ginastas, por exemplo – e menor capacidade de assimilar o treinamento do dia.
– AGENDE UMA CONSULTA COM O DOUTOR EDUARDO FONTES
Quando esse cenário se mantém por períodos mais prolongados sem que se tome nenhuma atitude para quebrar esse ciclo vicioso, pode haver o desenvolvimento de sintomas muito parecidos com o overtraining! O controle da ansiedade e, como consequência, da qualidade do sono é fundamental para o processo de recuperação de lesões, fixação do aprendizado, recuperação dos estoques de energia, manutenção da cognição, foco e concentração entre outras coisas.
É aí que o uso de cannabis medicinal brilha outra vez! Com importante efeito ansiolítico, relaxante muscular, anti-inflamatório e facilitando a indução e manutenção de um sono de boa qualidade, pode ser a diferença entre subir no podium olímpico e completar a sua 1ª corrida de rua, ou não…
Lembrando sempre que a indicação, prescrição e acompanhamento desses pacientes-atletas devem ser feitas por um médico com formação na área de Medicina Canabinóide. Hoje em dia existem inclusive testes genéticos que esses atletas podem fazer para ajudar a determinar qual o melhor perfil de tratamento e otimização de doses para maximizar os resultados.
E, por último, mas não menos importante, lembrem-se: “a saúde psicológica do atleta é tão importante quanto a saúde física”.
Quer saber sobre os principais benefícios da cannabis e como ela pode ajudar os atletas? É só continuar acompanhado minha coluna.
* Eduardo Fontes é médico formado em 2007, pós-graduado em Nutrologia Esportiva, Pós-graduando em Cannabis Medicinal com Certificação Nacional (UNIFESP) e Internacional (Grenn Flower) em Cannabis Medicinal. Atua associando a Nutrologia com cannabis medicinal buscando prevenir e tratar doenças através da melhora da qualidade de vida. O doutor também é sócio proprietário da Clínica Dawa de Medicina Integrativa com unidades em Balneário Camboriú-SC e São Paulo-SP e da CannCare que promove cursos presenciais e on-line sobre cannabis medicinal.
LEIA TODAS AS COLUNAS DO DOUTOR EDUARDO FONTES