O primeiro complexo da Grécia para a produção de produtos farmacêuticos de cannabis foi inaugurado em Examilia, em Corinto. A Tikun Europe, subsidiária da empresa israelense Tikun Olam, investiu mais de 40 milhões de euros para montar uma instalação privada de 6 hectares com estufas híbridas de última geração e um complexo farmacêutico de 30.000 m2. A planta pode produzir medicamentos acabados a partir da cannabis em várias formas de dosagem.
O ministro do Desenvolvimento e Investimento, Adonis Georgiadis, que chamou a abertura do empreendimento de “dia histórico” , observou que os pacientes gregos se beneficiariam com esses produtos, apesar do fato de que a cannabis “tem uma história complicada por ser uma droga”. Acrescentou que é “um produto que vamos poder exportar para toda a Europa porque esta fábrica pode fazer grandes exportações para todos os principais países europeus”.
Em seu discurso, o ministro reconheceu publicamente que Nikos Karanikas, ex-assessor de planejamento estratégico do líder do SYRIZA-PS, Alexis Tsipras, que esteve presente no evento, foi o primeiro na Grécia a propor projeto de lei de legalização , produção e comercialização da cannabis medicinal. Quando Karanikas propôs, o ministro conservador o criticou por isso.
Governo espera lucrar 1,5 bilhão de euros em impostos
Desde junho de 2018, quando entrou em vigor o quadro legislativo para o licenciamento de plantas para cultivo e produção de produtos acabados de cannabis medicinal, a Secretaria-Geral da Indústria do Ministério do Desenvolvimento e Investimentos licenciou 134 instalações de plantas em todo o país.
A Grécia espera grandes investimentos na produção de cannabis medicinal, que o governo espera que adicione até 1,5 bilhão de euros (US$ 1,67 bilhão) anualmente à receita do estado, disse Georgiadis recentemente ao Greek Reporter .
“O objetivo é que a Grécia se torne o principal país europeu na produção de cannabis medicinal. O ambiente da Grécia é favorável para esta planta em particular e acreditamos que teremos uma vantagem natural”, disse Georgiadis. O ministro grego revelou que os estrangeiros também poderão usar cannabis medicinal na Grécia e que poderão comprá-la em farmácias com “a única condição [sendo] que tenham uma receita do médico”.
- Cannabis aumenta satisfação sexual e ajuda nos orgasmos
- Accura cria financiamento coletivo para lançar livro de extração
- Suécia realiza maior projeto de construção do mundo com cânhamo
- Justiça permite que criança faça tratamento com canabidiol
- Governador de SP tem até dia 3 para analisar PL da cannabis