A quarta edição do International Cannabis Film Festival acontecerá entre os dias 19 e 23 de outubro de 2022 no Uruguai, e contará com 29 títulos de 15 diferentes países ao redor do mundo, incluindo novas seções temáticas e 3 competições. A curadoria realizada pelo evento inclui a participação dos brasileiros Marcel Favery e Erick Carmona, idealizadores da Social Weed, que tiveram o minidocumentário Hemp Fiber Lab selecionado para compor o cartaz do festival, produzido em Portugal ao lado do projeto 7 Irmãs. O curta será exibido no dia 20 de outubro às 19h, no Cinemateca Uruguai.
Hemp Faber Lab é o único filme sobre têxtil e produção de fibras, além de ser o único representante de Portugal. Antes da indústria têxtil ter surgido, o trabalho de transformação manual das fibras vegetais, que envolvia toda a comunidade, tinha uma importância muito grande nas comunidades locais, especialmente para as mulheres – as fiandeiras e as tecedeiras. O artesanato e especificamente a criação têxtil foi desde o início da humanidade, um dos primeiros e mais importantes pilares de sustentabilidade e autonomia da mulher, portanto, o filme marca um encontro com a natureza, além de vivenciar as tradições e cultura do cânhamo e resgatar os conhecimentos e técnicas perdidas à volta desta planta, que tanto foi usada em Portugal.
– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS
No filme, é possível acompanhar todo o processo para uso do cânhamo, mostrando desde seu uso histórico até técnicas de transformação das fibras e o processo da planta para a fibra crua, tinturaria, início de fiação, tingimento e limpeza natural da fibra. Além do Uruguai, o filme também será exibido na Argentina entre os dias 15 e 23 de fevereiro no Festival de Buenos Aires. “Estamos muito felizes em ter sido selecionados para este grande festival, já é uma grande conquista para a gente poder participar e passar nosso ativismo através da nossa arte”, comenta Erick.
Para 2023 os projetos da Social Weed são muitos que passam por séries a um documental sobre a cultura Rastafari e como a cannabis está inserida nesse contexto. “Tivemos uma vivência durante 4 dias em uma comunidade e foi incrível. Agora estamos trabalhando em cima desse material e vem coisa muito por aí para o próximo ano”, conclui o produtor do projeto.
Confira o minidocumentário Hemp Fibre Lab:
Ajudando a espalhar os benefícios da cannabis para o mundo
Social Weed é um coletivo de criativos amantes da cannabis de Portugal que surgiu em 2020 com o Erick e o Marcel. O foco do projeto é captar, documentar, criar e produzir conteúdo para marcas, projetos e iniciativas ao redor da cultura canábica. A ideia do projeto é despertar uma percepção positiva e uma compreensão autêntica da planta e toda cultura ao redor, contando boas histórias, fornecendo informação e criando conexões. A missão da marca também é ajudar a espalhar os benefícios da cannabis para o mundo, em todas as suas formas. Conheça melhor o trabalho da Social Weed no site deles www.socialweed.co ou da página no Instagram @socialweed.co
LEIA TAMBEM:
- Café e cannabis: combinação que deu certo
- Plano de saúde é obrigado a pagar tratamento com canabidiol
- Biden perdoa milhares de condenados por posse de cannabis
- Cannabis medicinal é produzida e vendida por estatal argentina