Neste verão, alguns residentes de Zurique estarão tão altos quanto os Alpes. A cidade e a Universidade de Zurique lançarão um estudo intitulado “ Züri Can—Cannabis with Responsibility ” que examinará as possibilidades e os efeitos da venda e consumo regulamentados da droga entre um grupo de teste de 2.100 residentes.
A Suíça permite a venda de cannabis medicinal com menos de 1% de THC desde 2011. O país descriminalizou o porte recreativo de cannabis em 2013, mas mesmo os consumidores pegos com menos de 10 gramas (0,35 onças) ainda podem ser multados.
Avanço na Europa
O anúncio ocorre quando a legalização da maconha na Europa está ganhando força. A Alemanha deve apresentar um projeto de lei para legalizar a cannabis nas próximas semanas. A planta é amplamente descriminalizada na Alemanha, mas o projeto de lei desclassificaria a maconha como narcótico, permitindo que cidadãos com mais de 18 anos carreguem até 30 gramas, ou pouco mais de uma onça, para uso pessoal.
Os residentes também teriam permissão para cultivar legalmente até três plantas de maconha em suas casas e os produtos de cannabis poderiam ser vendidos em lojas licenciadas.
Políticas de cannabis baseadas em evidências
Os autores do estudo de Zurique esperam fornecer evidências do mundo real para apoiar os esforços de formulação de políticas. Os resultados podem ajudar a elaborar regulamentos com base nos níveis de uso de cannabis que promovem a saúde e a segurança individual e pública. Estudos semelhantes com universidades estão planejados para serem lançados nos próximos meses. Esses estudos serão executados em toda a Suíça, incluindo Basel, Berna, Lausanne, Genebra, Biel, Thun, Olten e Winterthur.
A França também está passando por um programa experimental que deve ser concluído até março de 2024, fornecendo tratamento gratuito com maconha medicinal para 3.000 pacientes. Atualmente, o país permite apenas medicamentos derivados da cannabis para fins médicos e tem uma abordagem estrita para o uso recreativo. As políticas do país suavizaram, no entanto. Em 2018, a França aprovou novos regulamentos que reduziram a pena por posse de maconha para uma multa de aproximadamente 200 euros.
Fonte: QZ.com