A Volkswagen, uma das montadoras líderes do mercado, anunciou sua parceria com a startup alemã Revoltech para a criação de materiais sustentáveis, tendo como principal matéria prima o cânhamo, de onde criou-se um tipo de couro, que será usado para substituir o couro sintético.
O couro à base de cânhamo tem previsão para a adoção definitiva pela indústria a partir de 2028, e, segundo informações da Volkswagen, em veículos que sucederão os atuais modelos ID.3, ID.4 e o ID.7.
A criação foi batizada de LOVR (leather-free, oil-free, vegan and residue-based, ou “sem couro, sem óleo, vegano e à base de resíduos”) e já passou por testes com clientes da empresa, que aprovaram a tecnologia e ressaltaram a similaridade com o couro animal usado no mercado.
A matéria prima é proveniente de campos regionais ou de resíduos da indústria, sendo totalmente recicláveis ou compostáveis, tornando o material circular. O couro também não necessitará de uma linha de produção especial, sendo fabricado em plantas já existentes.
Cânhamo no mercado automotivo
O reconhecido empresário Henry Ford, em 1941, apresentou um modelo de carro com a carroceria tendo em sua composição o cânhamo. Além disso, o modelo ainda utilizava óleo de cannabis como combustível.
Já em 2008, o modelo esportivo Lotus Elise teve uma nova versão criada com 32 kg a menos, visto que a fibra do cânhamo foi utilizada como revestimentos em seus assentos.