Home » UFF realiza seminário sobre os avanços nos usos terapêuticos da cannabis

UFF realiza seminário sobre os avanços nos usos terapêuticos da cannabis

by Redação

Entre esta terça-feira, 16, e quinta-feira,18, a Universidade Federal Fluminense (UFF) será palco do IV Seminário de Pesquisa sobre os Usos Terapêuticos da Maconha, organizado pelo PSICO CULT  e o Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC). O evento, que ocorrerá no Auditório do IAC, campus Valonguinho da UFF,  promete reunir especialistas nacionais e internacionais para discutir as novas fronteiras no uso medicinal da cannabis.

O seminário será aberto com uma mesa de importantes figuras acadêmicas, incluindo Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, Reitor da UFF, e Roberto Kant de Lima, Coordenador do INCT-InEAC. O evento também contará com a participação de Lenin Pires, Diretor do InEAC/UFF, e outros coordenadores acadêmicos.

Dentre os destaques, o primeiro dia de programação abordará temas como o mercado canábico e demandas por direitos, com palestrantes como Thiago Pereira da UERJ e Pedro Zarur da UFRJ. Outro momento significativo será o lançamento do livro “De maconha à cannabis: entre política, história e moralidades”, organizado por Paulo Fraga, Lilian da Rosa e Daniela Rezende.

Nos dias subsequentes, o seminário explorará tópicos variados que incluem as dinâmicas criminais na América Latina, transformações na regulação da maconha no Brasil, e a interface entre ciência, política e saúde. Especial atenção será dada às discussões sobre a regulamentação da maconha em perspectiva comparada, com especialistas de diferentes países contribuindo com suas experiências e conhecimentos.

O evento não só serve como um fórum para a disseminação de conhecimento científico e inovações na área dos usos terapêuticos da maconha, mas também como uma plataforma para debates sobre políticas públicas e reforma legislativa em relação ao uso medicinal da planta.

Para mais informações e inscrições, os interessados podem acessar o link disponibilizado pela organização: bit.ly/inscricaomaconha. A participação é aberta a todos os interessados em contribuir e expandir seu entendimento sobre este campo emergente de pesquisa e aplicação.

O LEMI – LABORATÓRIO ESTÚDIO MULTIMÍDIA DO INCT INEAC vai transmitir o evento pelo canal do youtube. Para acompanhar CLIQUE AQUI.

16 de Abril
14h00: Mesa de abertura com Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, Roberto Kant de Lima, Lenin Pires, José Colaço, Joaquim Leonel. Mediação por Frederico Policarpo e Paulo Fraga.
14h30: Mesa 1 – “Mercado canábico e demandas por direitos” com Thiago Pereira, Pedro Zarur, Rhariane Maia, Vladimir Luz. Mediação por Roberta Cavedini.
16h30: Lançamento do livro “De maconha à cannabis: entre política, história e moralidades”.
16h40: Coffee Break.
17h00: Mesa 2 – “Associativismo canábico e redes de atenção” com Nathan Kamliot, Marilene Esperança, Rafaela França, Martinho Braga. Mediação por Ricardo Nemer.
19h00: Mesa 3 – “Fronteiras do cultivo da maconha” com Esmeralda Arellano, Benito Mendoza, Sandra Luz, Paulo Fraga. Mediação por Yuri Motta.

17 de Abril

14h00: Mesa 4 – “Transformações na regulação da maconha no Brasil”
16h00: Lançamento do livro “Maconha: erva boa para pensar”.
16h10: Coffee Break.
16h30: Mesa 5 – “Debates legais e legislativos” com Lilian da Rosa, Virgínia Carvalho, Emílio Figueiredo, Pedro Heitor. Mediação por Lucas Senna.
18h30: Mesa 6 – “Dinâmicas criminais na América Latina” com Daniela Rezende, Rodrigo Mesquita, Juliana Vinuto, Luzania Rodrigues. Mediação por Gabriel Seixas.

18 de Abril
14h00: Mesa 7 – “Ciência, Política e Saúde” com Lilian Larissa Rolim, João Menezes, Francisco Netto, Luciana Boiteux, Rogério Azize. Mediação por Marco Antonio Correa.
16h00: Lançamento do livro “Fazer a pena andar: uma etnografia sobre o cumprimento de pena e seus ritmos em unidades prisionais femininas no Rio de Janeiro, em Paris e em Marseille”.
16h10: Coffee Break.
16h30: Mesa 8 – “Movimentos sociais, ativismo e produção de conhecimento” com Flavia Medeiros, Rafael Zanatto, Marcílio Brandão, Tiago Coutinho. Mediação por Rebeca Lima.
18h30: Mesa 9 – “Regulamentação da maconha em perspectiva comparada” com Andrés Gongora, Florencia Corbelle, Frederico Policarpo, Marcos Veríssimo. Mediação por Aiane Queiroz

LEIA TAMBÉM:

You may also like

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?