Home » Ribeirão Pires inaugura primeira clínica pública de Cannabis Medicinal do Brasil

Ribeirão Pires inaugura primeira clínica pública de Cannabis Medicinal do Brasil

by Redação

Ribeirão Pires, na Grande São Paulo, faz história ao inaugurar, nesta quarta-feira (19), a primeira clínica pública de cannabis medicinal produzida no Brasil. A iniciativa inovadora é uma parceria entre a Prefeitura e a Associação Flor da Vida, e visa garantir o acesso gratuito a óleos à base de canabidiol para moradores com prescrição médica.

A clínica atenderá até 50 novos pacientes por mês, com foco em casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA), Alzheimer, Parkinson, epilepsia e fibromialgia. O projeto prioriza, ainda, pessoas em situação de vulnerabilidade social, que serão beneficiadas conforme critérios específicos estabelecidos pela rede municipal de saúde.

Emocionado com o projeto, o prefeito Guto Volpi comentou: “É motivo de grande orgulho sermos a primeira cidade do Brasil a oferecer uma clínica pública de cannabis medicinal, garantindo acesso gratuito para aqueles que mais precisam. Essa conquista é fruto de muito trabalho e diálogo, que rompem padrões e trazem a ciência e inovação para transformar vidas.”

A clínica será instalada em um espaço cedido pela Prefeitura à Associação Flor da Vida, no Centro Ibrahim Alves de Lima, próximo à Fábrica de Sal. No local, os pacientes receberão uma avaliação psicológica, assistente social e terão seus pedidos analisados por uma equipe especializada, após a prescrição médica emitida pelos profissionais da rede municipal de saúde.

A Associação Flor da Vida, com sede em Franca, é responsável pela produção dos óleos à base de canabidiol. Para viabilizar o projeto, a Prefeitura obteve um apoio significativo, incluindo R$ 550 mil de emendas dos deputados estaduais Caio França e Eduardo Suplicy, que lideram a Frente Parlamentar para o setor na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP).

Pioneirismo em Políticas Públicas

Ribeirão Pires é reconhecida pelo seu pioneirismo na área da cannabis medicinal. Em março de 2022, a cidade foi a primeira em São Paulo a criar uma legislação municipal específica para a implementação de uma política pública de medicamentos à base de canabidiol e outros compostos canabinoides (Lei Municipal nº 6.737/22). A proposta foi idealizada pelo prefeito Guto Volpi, então vereador, e pelo ex-vereador Edmar Oldani.

A lei estabelece ações para diagnóstico e tratamento de pacientes que se beneficiam da cannabis medicinal, além de promover o debate público e a disseminação de informações sobre o uso terapêutico da cannabis.

Com esse marco, Ribeirão Pires se consolida como referência nacional em gestão pública e inovação no setor da saúde, sendo uma das primeiras cidades brasileiras a investir na acessibilidade e no tratamento com cannabis medicinal.

You may also like

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?