O uso da cannabis e seus derivados pode afetar a natureza, a qualidade ou a intensidade dos sonhos? É isso que o professor Sidarta Ribeiro e a aluna de mestrado Mariana Muniz, ambos do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) pretendem descobrir com a pesquisa científica intitulada “A neblina dos sonhos verdes: um questionário exploratório”.
Além disso, o estudo tem como objetivo compreender os efeitos mais comuns no sono relatados por usuários da planta. “Os sonhos são de alguma forma pouco explorados e valorizados pela ciência e cultura ocidental, estudá-los é valorizar sua nobre função no psiquismo humano. Explorar e mapear como as substâncias agem no sonho é sempre importante para entendermos também como impactam na saúde mental como um todo, visto que sonhos estão relacionados à cognição, consolidação de memórias, bem estar e processamento de traumas, por exemplo”, explica Mariana.
Pesquisa exploratória
O questionário, que leva cerca de 15 minutos para ser respondido, busca coletar informações sobre os hábitos de sono, os padrões de sonhos e o uso medicinal ou recreativo da cannabis.
“Todos podem responder o questionário, tanto quem usa e de quem não usa cannabis em todas suas formas. Precisamos de respostas para aumentar a representatividade de outras culturas e etnias que não branca, convidamos especialmente pessoas pretas ou pardas, amarelos, indígenas ou remanescentes dos povos originários, de comunidades quilombolas, que usam e não usam a planta”, relata a pesquisadora.
Mariana ressalta que ao final do questionário, os participantes têm a opção de deixar seu contato para uma segunda fase da pesquisa, que envolverá um estudo mais aprofundado e a contribuição com relatos de sonhos. “Todas as informações fornecidas serão tratadas de forma confidencial e anônima, garantindo a privacidade dos participantes.”
Veja como participar
Se você está interessado em contribuir para a pesquisa e compartilhar suas experiências, participe do questionário CLICANDO AQUI. Em caso de dúvidas ou preocupações sobre a pesquisa, os participantes podem entrar em contato com a pesquisadora responsável, Mariana Muniz, pelo e-mail aneblinadossonhosverdes@gmail.com.
Além disso, o Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN está disponível para fornecer informações adicionais pelo e-mail cep.ufrn@ufrn.edu.br ou pelo telefone (84) 3342-2242.
LEIA TAMBÉM:
- Whindersson Nunes lança coleção de roupas feitas de cânhamo e algodão orgânico
- Justiça autoriza Acaflor a fornecer produtos de cannabis, incluindo flores
- Paraná inicia regulamentação de medicamentos à base de cannabis
- STJ convoca audiência pública sobre plantio de cânhamo no país