Home » Pela primeira vez fotógrafo revela filme usando cannabis

Pela primeira vez fotógrafo revela filme usando cannabis

by redacao

O fotógrafo de Vancouver no Canadá, Dmitri Tcherbadji, conduziu um experimento fotográfico único usando cannabis. Ele criou o primeiro revelador de filme do mundo feito de flores de cannabis, que ele chama de “Sativa Cannanol”.

Este desenvolvimento é interessante considerando que, tradicionalmente, a revelação de filmes em preto e branco depende de produtos químicos produzidos comercialmente. 

Além disso, os fotógrafos costumam usar reveladores alternativos e caseiros, como o caffenol, feito com café instantâneo. O uso de cannabis neste processo é totalmente novo e esclarece o potencial desta planta para aplicações não tradicionais.

Um experimento intrigante

Intrigado com a ideia de que o filme pode ser revelado com diversas substâncias orgânicas, Dmitri decidiu fazer experiências com cannabis . Ele acredita que pode ser a primeira pessoa a revelar filme 35mm usando cannabis.

Para contextualizar, o caffenol, um revelador feito de café, vitamina C e bicarbonato de sódio, é uma das opções caseiras mais conhecidas. Alguns fotógrafos também exploraram receitas com cerveja, vinho, alho e outros ingredientes surpreendentes.

Dmitri está inclinado para a cannabis por dois fatores principais. Em primeiro lugar, a cannabis é rica em fenóis, que são compostos químicos comumente usados ​​em reveladores de filmes.

Em segundo lugar, com a legalização a tornar-se mais generalizada, especialmente no Canadá, o fotógrafo viu uma oportunidade de explorar a cannabis para um propósito único.

“Acontece que as variedades de cannabis sativa são ricas em fenóis, tornando a planta uma candidata ideal para o desenvolvimento de filmes”, diz Dmitri. 

Ele observa ainda que você só precisa de 1,5g de cannabis para fazer uma solução de 300ml, muito menos do que o café usado no caffenol.

Para expandir seu experimento, ele colaborou com os colegas fotógrafos Daren (@LearnFilmPhotography) e Yvonne (@YvonneHansonPhotography). Juntos, eles revelaram filmes usando uma mistura bizarra de substâncias: sangue, água de lago, madeira, flores e até urina.

Resultados únicos

Acreditando que a cannabis poderia ser um desenvolvedor viável, Dmitri embarcou em uma série de testes. Ele documentou seu processo, incluindo o uso de diferentes variedades de cannabis em várias receitas de “Sativa Cannanol”.

Ele tirou cuidadosamente mais de 200 fotos em estúdio usando uma câmera Pentax K1000 e depois usou o revelador Sativa Cannanol no filme Ilford HP5+. O fotógrafo mergulhou os rolos de filme por 420 segundos a 69 graus Fahrenheit.

Dmitri até conseguiu reutilizar o revelador diversas vezes, embora tenha notado uma ligeira diminuição na qualidade a cada uso.

O fator custo e significância

No entanto, estes novos reveladores de filmes baseados em cannabis não são rentáveis. Dmitri conta que acabou pagando cerca de 7 dólares para revelar um único rolo de filme.

“Mas você certamente pode criar imagens detalhadas e de boa resolução com cannabis se estiver disposto a fazê-lo”, disse o fotógrafo.

Dmitri compartilhou suas receitas de Sativa Cannanol em seu site, para que outros fotógrafos também possam fazer esse experimento ou pesquisar mais.

Fonte: Interesting Engineering

You may also like