Mostra gratuita vai até novembro e reúne exposição, debates, filmes e shows em São Paulo
De 23 de setembro a 22 de novembro, a Matilha Cultural, em São Paulo, recebe a mostra “Reformar – políticas de drogas, Restaurar – direitos e Recuperar – natureza”. A instalação artística propõe uma reflexão inédita sobre as conexões entre política de drogas, uso da terra e justiça climática, às vésperas da Conferência de Clima da ONU, a COP30, que será realizada em Belém em novembro. O evento integra o projeto Intersecção, uma parceria entre a Iniciativa Negra e a Coalizão Internacional pela Reforma da Política de Drogas e Justiça Ambiental, com curadoria da VIST Projects.
A mostra reúne dez personagens criados a partir de testemunhos, pesquisas e experiências coletadas ao longo da cadeia da coca e da cocaína na América Latina, representando desde uma coletora afroboliviana e uma defensora de terras indígenas até o Rio Amazonas e a onça-pintada. A instalação busca provocar o público a refletir sobre os impactos da atual política proibicionista nas florestas, no campo e nas cidades, destacando também o racismo e as desigualdades estruturais que permeiam a questão.
Uma galeria fotográfica inédita apresenta registros da vida na Cracolândia, feitos pelos fotógrafos Yaél Martinéz e Rafael Vilela, este último vencedor do POY-Latam 2025, importante prêmio de fotografia documental. Além disso, haverá um glossário ilustrado sobre política de drogas e plantas proibidas, facilitando a contextualização do público.
Durante o período da ocupação, a Matilha Cultural também recebe uma programação gratuita com rodas de conversa, debates, cursos, oficinas e sessões de cinema. Estão confirmadas participações de nomes como o senador Eduardo Suplicy, o professor Henrique Carneiro, a deputada Ediane Maria e o deputado federal Ivan Valente. Na programação musical, destaque para shows de Dexter, Linn da Quebrada, DJ KL Jay, Banda Aláfia, Família Tamarineira, Pagode na Lata, Roberta Oliveira e o Bando de Lá, além do grupo Ti.ram.ba.ço. O espaço também receberá o lançamento do livro “Como nasce um Miliciano”, de Cecília Olliveira.
Segundo Rebeca Lerer, coordenadora latino-americana da International Coalition on Drug Policy Reform and Environmental Justice, este é o momento de pautar a intersecção entre drogas e meio ambiente. “À medida que o Brasil se prepara para a COP30, é importante colocar a proibição das drogas à base de plantas, como coca e maconha, como parte dos debates sobre uso da terra e justiça climática”, afirma. Já Nathália Oliveira, socióloga e cofundadora da Iniciativa Negra, reforça o papel da arte nesse processo de conscientização. “É através da arte que conseguimos sensibilizar e provocar diálogos fundamentais para repensar essas políticas”, diz.
A ocupação também marca os dez anos da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas, organização que atua na promoção da justiça racial e no debate público sobre políticas de drogas, direitos humanos e cultura.
Serviço
Ocupação Reformar – políticas de drogas, Restaurar – direitos e Recuperar – natureza
Local: Matilha Cultural – Rua Rêgo Freitas, 542, República, São Paulo
Data: 23 de setembro a 22 de novembro de 2025
Horário: 14h às 20h, de terça a domingo
Entrada gratuita – ingressos via Sympla
Classificação: menores de 18 anos acompanhados de responsável
Acessibilidade garantida para pessoas com locomoção reduzida
