Cannabis Connection reuniu líderes e especialistas para discutir inovações e desafios no tratamento com Cannabis medicinal
O Governo de Sergipe foi um dos principais destaques no evento Cannabis Connection, realizado nesta quarta-feira, 6, em São Paulo. Organizado pela plataforma Sechat, especializada em informações e negócios no setor de Cannabis medicinal, o evento reuniu autoridades, especialistas e representantes do setor regulatório para discutir inovações, regulamentações e parcerias no uso terapêutico da Cannabis.
Durante o evento, o secretário de Estado da Saúde de Sergipe, Cláudio Mitidieri, apresentou a experiência do estado no tratamento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com produtos derivados da Cannabis medicinal, destacando o pioneirismo de Sergipe na implementação de protocolos clínicos e na distribuição qualificada desses tratamentos. Mitidieri, que representou o governador Fábio Mitidieri, ressaltou a importância do encontro para o fortalecimento da pesquisa científica e a ampliação do acesso à população a tratamentos médicos inovadores.
“Com grande satisfação, compartilhei com os participantes do Cannabis Connection a experiência de Sergipe no tratamento com derivados da Cannabis medicinal. O evento foi uma excelente oportunidade para dialogar com gestores e especialistas, além de reforçar a importância do SUS na distribuição qualificada desses produtos. Encontros como este são fundamentais para fomentar a pesquisa científica e melhorar o acesso a tratamentos que podem transformar a vida de muitas pessoas”, afirmou o secretário.
Pioneirismo em Sergipe
Sergipe se consolidou como um estado referência no uso de Cannabis medicinal, implementando um modelo de distribuição qualificada de produtos derivados da planta para pacientes atendidos pelo SUS. Em menos de um ano, Sergipe instituiu dois protocolos clínicos fundamentais: o primeiro voltado para pacientes com epilepsia refratária, abrangendo doenças como a síndrome de Dravet, síndrome de Lennox-Gastaut e Complexo Esclerose Tuberosa (CET); e o segundo, destinado ao tratamento de comportamentos agressivos no Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Atualmente, 83 pacientes recebem atendimento especializado no Núcleo de Acolhimento em Terapias Especializadas (NATE), localizado no Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Aquino (CER IV), onde é oferecida uma linha de cuidado qualificada para os pacientes dos dois protocolos.
Fortalecendo o Diálogo
Pedro Pierro, neurocirurgião e diretor científico da Sechat, destacou a importância do evento para fortalecer o diálogo entre os diversos setores envolvidos na regulamentação e implementação de tratamentos com Cannabis medicinal. Segundo Pierro, o Cannabis Connection serve como um fórum essencial para a construção de um modelo regulatório que atenda a todas as necessidades da sociedade, garantindo acesso equitativo aos tratamentos.
“O Cannabis Connection é uma oportunidade única de unir todos os players do ecossistema da Cannabis medicinal, permitindo que se definam modelos regulatórios mais inclusivos e eficazes”, afirmou Pierro.
O evento também abordou a necessidade de maior colaboração entre os setores público e privado para garantir que a inovação no tratamento com Cannabis seja acompanhada de uma regulamentação robusta e eficiente, promovendo benefícios para todos os cidadãos.