Home » Estudo revela benefícios da psilocibina para socorristas

Estudo revela benefícios da psilocibina para socorristas

by Redação

Um novo estudo indica que uma única dose auto-administrada de psilocibina, o principal composto psicoativo dos cogumelos psicodélicos, pode ajudar a aliviar sintomas psicológicos e de estresse relacionados ao trabalho, que frequentemente contribuem para o esgotamento ocupacional (EO) entre os primeiros socorristas de emergência.

A pesquisa, publicada no Journal of Psychedelic Studies, analisou cinco participantes que receberam uma dose de psilocibina e foram entrevistados antes e depois do uso. Os resultados mostraram uma melhora significativa em várias medidas de EO, com benefícios visíveis persistindo até dois meses após a sessão.

“Após uma única sessão terapêutica, observamos um nível encorajador de melhoria nos sintomas de esgotamento,” afirma o relatório. “A maioria dos participantes relatou um forte impacto subjetivo, considerado fundamental para os resultados positivos.”

Os pesquisadores, da Universidade de Northampton, da Alef Trust e da Universidade de Greenwich, observaram que todos os voluntários apresentaram menor reatividade a estressores ocupacionais, redução na sintomatologia de PTSD, e níveis mais altos de satisfação pela compaixão. Isso sugere um potencial promissor da psilocibina como tratamento para o sofrimento psicológico dos trabalhadores de saúde.

Além de beneficiar os próprios socorristas, os autores destacaram que a psilocibina pode melhorar a organização e a qualidade do atendimento ao paciente. “Com apenas uma sessão em um ambiente natural, vários preditores de esgotamento mostraram melhoria, sugerindo que esse tratamento pode ser uma solução alternativa para lidar com altas taxas de sofrimento mental,” acrescentaram.

Esse estudo se insere em um contexto mais amplo de crescente pesquisa sobre os benefícios da psilocibina para a saúde mental. No início do ano, o governo federal reconheceu publicamente os potenciais usos terapêuticos da substância, incluindo no tratamento de transtornos de uso de álcool, ansiedade e depressão.

A informação está disponível no site do Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa (NCCIH), que pertence aos Institutos Nacionais de Saúde, onde são destacados os benefícios da psilocibina e suas áreas de aplicação, como o transtorno por uso de álcool, a ansiedade e a depressão.

You may also like