Estudantes da Cesuca em Cachoeirinha no Rio Grande do Sul realizaram um estudo com abordagem voltada ao Direito Sanitário para caso do uso de cannabis por indivíduos portadores de doenças crônicas ou aqueles que não respondem à terapêutica convencional.
O artigo “Uso Terapêutico da Cannabis: Uma Reflexão Acerca do Binômio Direito à Saúde e Dignidade Humana”, publicado na Revista Legem, foi o único estudo de instituições brasileiras selecionado para publicação. Além disso, foi escolhido para a premiação do Congresso Internacional.
De acordo com o que foi levantado e apontado durante a pesquisa, a utilização de medicamentos à base de cannabidiol em suas diferentes apresentações óleos, pomadas, loções, cápsulas, chás, supositórios e outras aplicações oferecem benefícios aos indivíduos. Os pesquisadores ressaltam ainda que o maior obstáculo para a legalização desse uso é o estigma que a Cannabis sofre no país. Segundo eles, por causa da ilegalidade da droga na atual constituição, ela acaba sendo relacionada ao tráfico de drogas.
VEJA TAMBÉM:
- Veterinários de São Paulo criam grupo de trabalho sobre cannabis
- Live: benefícios do tratamento com cannabis
- Anvisa aprova mais 3 produtos medicinais a base de cannabis