Uma equipe de pesquisadores da Universidade do Arizona revisou os resultados de 12 estudos publicados anteriormente envolvendo 1.980 participantes. Os autores relataram evidências da capacidade dos canabinóides de reduzir a frequência e impedir o aparecimento da enxaqueca. O uso frequente de cannabis também foi associado a reduções significativas nos vômitos, dores e náuseas induzidos pela enxaqueca. O estudo concluiu que há evidências do efeito benéfico da cannabis medicinal no tratamento da enxaqueca em adultos. No entanto, mais pesquisas são necessárias para avaliar criteriosamente a dosagem eficaz e a segurança.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, cerca de 30 milhões de pessoas sofrem com enxaqueca no Brasil. A enxaqueca é uma condição neurológica crônica que causa dor de cabeça moderada a intensa, além de outros sintomas como mal-estar geral, náuseas, vômitos, formigamento no corpo e sensibilidade à luz. A dor da enxaqueca é mais comum em mulheres e, embora possa surgir logo desde a infância, é mais frequente na idade adulta. A enxaqueca pode aparecer em qualquer momento, mas tende a ser estimulada por situações específicas, como dormir mal, estar na TPM ou ter comido algum tipo de comida.
– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS
Estudo pioneiro no país
Durante três meses, 40 pacientes serão acompanhados por médicos e pesquisadores em um estudo inédito no Brasil que irá recrutar voluntários para avaliar quais os benefícios e eventuais efeitos adversos da administração oral do óleo de cannabis em pessoas que sofrem com enxaqueca crônica. O estudo será realizado pela clínica online Uidi – focada em atender as pessoas que buscam tratamento com cannabis medicinal no Brasil – em parceria com LabNeC – Laboratório de Neurociência Comportamental da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina) e com apoio da empresa de produtos derivados de cannabis Natyva Care e da associação de pacientes Santa Cannabis.
O objetivo do estudo é constatar a evolução dos pacientes quanto a melhora dos sintomas enxaquecosos, possíveis efeitos adversos, diminuição da incapacidade causada pela enxaqueca, melhora a qualidade de vida e, consequentemente, diminuição do uso de medicamentos analgésicos.
LEIA TAMBÉM:
- Conselho Federal regulamenta a telemedicina veterinária
- Cannabis para pets: a importância e urgência de uma regulamentação
- Pais conseguem autorização para plantar cannabis
- Universidade de Sergipe debate a cannabis medicinal