Pesquisadora do Hospital Veterinário Universitário da Universidade Federal de Santa Maria (HVU-UFSM) está em busca de voluntários caninos para um estudo sobre o uso de óleo de cannabis no tratamento de alergias em animais de estimação.
O projeto, que tem duração de três meses e envolve coleta de amostras uma vez por mês, visa avaliar a eficácia do óleo de cannabis em cães da raça Shih-tzu que estão em tratamento com ciclosporina ou apoquel, medicamentos convencionais para alergias em animais de estimação.
O estudo da doutoranda em Medicina Veterinária Carollina Mariga, representa um avanço na área, abrindo portas para possíveis tratamentos alternativos e mais práticas para alergias em animais de estimação.
Embora não seja fatal, a dermatite atópica canina causa coceira excessiva na pele, o que faz com que os cachorros se machuquem ao se coçarem constantemente.
De acordo com a pesquisadora, seu objetivo principal é investigar a redução da observação e outros sintomas alérgicos quando o óleo de cannabis é associado ao tratamento convencional, bem como a possibilidade de reduzir a dose desses medicamentos convencionais.
“A expectativa é obter resultados para que se possa equilibrar o controle dessa síndrome com os menores efeitos adversos possíveis”, comenta.
– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS
Veja como participar
Os tutores de cães da raça Shih-tzu que estão em tratamento com ciclosporina ou apoquel e desejam participar deste estudo podem agendar uma consulta pelo telefone (55) 98119-5848. Durante a consulta, a pesquisadora avaliará o animal, esclarecerá dúvidas e fornecerá informações detalhadas sobre o projeto.
LEIA TAMBÉM:
- Canabidiol é utilizado para tratar dermatite atópica canina na UFSM
- Associação INDICA promove o primeiro podcast sobre terapia canábica para animais
- Polícia apreende plantas e prende marido de ativista
- Lei que obriga exames toxicológicos e veta cannabis em concursos públicos é sancionada em Natal
- Santa Catarina passa a contar com frente parlamentar sobre cannabis