A US Drug Enforcement Administration (DEA) diz que os canabinoides Delta-8 THCO e Delta-9 THCO, que têm crescido em popularidade nos últimos anos, devem ser considerados substâncias ilegais controladas. A posição da DEA sobre o status legal do delta-8 THC-O e do -9 THC-O veio após uma investigação do advogado Rod Kight.
A DEA enviou uma resposta, destacando que Delta-8 THCO e Delta -9 THCO não ocorrem naturalmente na planta de cannabis e só podem ser obtidos sinteticamente. Portanto, não se encaixava na definição de cânhamo.
Ambos os canabinoides sintéticos são considerados substâncias controladas no Anexo I do Controlled Substance Act (CSA) devido às suas estruturas químicas e atividades farmacológicas, que são semelhantes ao delta-9 tetrahidrocanabinol (ou delta-9 THC), o principal composto psicoativo da maconha que é encontrado na planta de cannabis.
A popularidade dos produtos delta-8 THC-O e delta-9 THC-O aumentou nos Estados Unidos, com alguns estados usando-os como um substituto para a maconha na ausência de regulamentações de maconha recreativa.
– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS
Entenda melhor
Os produtos Delta-8 THC foram proibidos em Nova York em maio de 2021 . Ohio criou novas regras para reger os produtos delta-8 em junho de 2021 , incluindo produção e vendas. Uma nova lei introduzida em Michigan em julho de 2021 também criou regulamentos que limitavam a venda de produtos Delta-8 THC apenas a empresas de cannabis licenciadas pela Agência Reguladora de Maconha de Michigan. Mais tarde, em novembro de 2021 , um juiz do Texas emitiu uma liminar temporária que removeu o Delta-8 THC da lista de substâncias do Anexo I do estado.
Em maio de 2022 , agências governamentais como a Food and Drug Administration (FDA) enviaram cartas de advertência a empresas que vendem produtos Delta-8 THC. “A FDA está muito preocupada com a crescente popularidade dos produtos delta-8 THC vendidos on-line e em lojas em todo o país”, disse a vice-comissária principal da FDA, Janet Woodcock. “Esses produtos geralmente incluem alegações de que tratam ou aliviam os efeitos colaterais relacionados a uma ampla variedade de doenças ou distúrbios médicos, como câncer, esclerose múltipla, dor crônica, náusea e ansiedade”.
Na mais recente sequência de notícias relacionadas ao delta, o procurador-geral de Connecticut, William Tong, anunciou recentemente que seu escritório estava processando cinco varejistas que vendiam cannabis sem licença, especificamente em relação ao delta-8 THC. “Os produtos de cannabis em Connecticut não podem ser vendidos por varejistas não licenciados e devem atender a rigorosos requisitos de teste e embalagem. Ponto final”, disse Tong em um comunicado . “Qualquer varejista não licenciado de Connecticut que venda produtos delta-8 THC que pretendam conter altos níveis de THC está infringindo a lei e pode estar sujeito a penalidades criminais e civis.”
Fonte: Forbes