O Brasil é o 4º maior mercado consumidor de produtos de beleza e higiene pessoal do mundo ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. Com o mercado em expansão, cada dia cresce no país a procura por cosméticos de cannabis. A variedade é grande de shampoo, sérum, protetor labial, cremes a máscaras para cílios.
Os queridinhos da vez são produtos à base de canabidiol, o CBD. Por ser um poderoso antioxidante com vitaminas A, D e E, ele é capaz de neutralizar os efeitos oxidantes causados pelo stress, pela poluição e pelos raios UV. Ele também hidrata, reduz a acne, a psoríase e até retarda o aparecimento de rugas. Além disso, o CBD tem efeito anti-inflamatório e analgésico capaz de aliviar as dores.
No Brasil, os produtos ainda não são regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Mas já está tramitando na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 399/2015 que prevê a legalização do plantio de cannabis para fins medicinais e industriais. Caso saia do papel, empresas brasileiras e de fora do país estariam autorizados a solicitarem ao governo o plantio da planta para a produção dos cosméticos.
LEIA TAMBÉM:
- PL 399/2015 deve entrar em votação este ano
- Anvisa aprova décimo primeiro produto medicinal à base de Cannabis
- O mercado da cannabis e a importância dos dados