Poucas horas depois que a Assembleia Nacional aprovou um projeto de lei que legaliza a cannabis medicinal e o cânhamo, o presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado, sancionou o projeto de lei que chamou de “grande benefício para o país”.
Após um debate de dois anos, o país torna-se a décima primeira nação latino-americana a dar esse passo. A decisão visa trazer investimentos para o pequeno país centro-americano e reduzir o mercado ilegal, que vem crescendo nos últimos anos.
A partir de agora, os costarriquenhos interessados em obter cannabis medicinal devem obter uma autorização seguindo as diretrizes que as autoridades disseram que estariam disponíveis até maio.
Saiba mais
Uma tentativa anterior da legislação foi vetada pelo presidente Carlos Alvarado no início deste ano. Os parlamentares fizeram as alterações solicitadas pelo presidente.
Alvarado destacou que a nova lei promoverá os direitos à saúde para aqueles que precisam de cannabis para aliviar os efeitos de suas doenças e estimular o desenvolvimento econômico nas áreas rurais onde o cânhamo será cultivado. O presidente assinou o projeto nos últimos dias de seu governo. Dois candidatos presidenciais, José María Figueres e Rodrigo Chaves, que disputarão o segundo turno em 3 de abril, falaram a favor da legalização do uso recreativo da planta.
LEIA TAMBÉM: