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Como estruturar uma equipe de representantes comerciais no mercado da cannabis

by Redação

por Danilo Lang – Cannabis Empregos

Você já deve ter reparado que todos os meses temos novas marcas, produtos e profissionais atuando no mercado da cannabis. No Brasil, o mercado da cannabis medicinal cresce ano a ano com marcas, clínicas e associações contribuindo com o ecossistema, e para isso acontecer, as marcas precisam ser propagadas e representadas para a classe médica.

Um dos grandes desafios das empresas é formar (e manter) uma equipe de representantes comerciais nesse setor, desafio que demanda estratégia, conhecimento técnico, ética e uma abordagem sensível a um tema que ainda levanta muitas dúvidas por pessoas que ainda não conhecem, sempre em conformidade com as diretrizes da Anvisa e respeitando o papel dos profissionais de saúde na jornada do paciente.

Neste texto, abordarei de maneira abrangente o que pensar (e fazer) para ter um time sólido de representantes comerciais no mercado da cannabis.

Definindo Objetivos Claros

Comece por entender os objetivos da empresa. Onde queremos chegar? Entenda sua equipe atual e qual o perfil de profissional que precisa para compor o time. Sim, é um time e já falaremos sobre isso.

Tenha as seguintes respostas:

  1. Qual o vínculo de trabalho? Essa pessoa será contratada como CLT ou PJ?
  2. A remuneração será fixa + comissão? Ou apenas comissão?
  3. Essa comissão é fixa ou possui metas e faixas progressivas?

Essas 3 perguntas são básicas para você começar. Depois disso, vamos para a segunda etapa, que é definir o perfil profissional da pessoa que entrará no seu time.

Quem eu realmente preciso contratar?

Independente do perfil profissional contratado e nível de senioridade da pessoa, a sua empresa precisa investir em treinamento contínuo, ou seja, por melhor que a pessoa seja, precisará de treinamento. Não é contratar e pronto, mas já falaremos sobre isso.

Reflita nas seguintes questões sobre o perfil profissional:

  1. Quantos anos de experiência como propagandista/representante a pessoa precisa ter?
  2. O quanto que preciso que já tenham cursos sobre o mercado da cannabis?
  3. É necessário experiência com outras empresas do mercado da cannabis?
  4. Qual o perfil de atuação que esse(a) profissional precisa ter?

Agora partimos para compor a descrição da vaga, aquele resumo que a pessoa lerá antes de se candidatar.

Na Cannabis Empregos, as empresas anunciantes recebem o modelo abaixo, que aborda de maneira ampla sobre a empresa, funções e o que é esperado do(a) profissional:

– Sobre a empresa:
– Título da vaga / Cargo:
– Descrição da vaga:
– Funções da vaga no dia a dia:

– Requisitos obrigatórios:
– Requisitos desejáveis:
– Nível de Formação (Graduação incompleta/completa, Pós, Ensino Médio, Técnico etc):
– Perfil profissional:
– Habilidades necessárias:

– Modelo de trabalho (remoto, presencial, hibrído):
– Cidade da vaga (se presencial/híbrido):
– Endereço/Bairro da vaga (se presencial/híbrido):

– Tipo de contrato (CLT, PJ, Estágio, outro-informar):
– Remuneração (Salário Fixo Mensal, Comissão, Salário fixo+Comissão):
– Faixa salarial da remuneração:
– Benefícios (se houver):

Ter um descritivo completo sobre a sua vaga não apenas facilita a vida da pessoa candidata, mas antes disso, facilita a sua vida como líder de negócio ou equipe.

É um exercício que dá clareza, faz refletir e entender profundamente as necessidades do negócio, como metas atuais e futuras, revisão de equipe atual e projeção para os próximos anos.

Repare que começamos o artigo pelo último bloco que é a remuneração. Primeiro vemos o nosso budget (em inglês: orçamento) e entendemos o quanto podemos investir em equipe (seja em fixo, comissão ou fixo + comissão, e demais benefícios, reembolsos e equipamentos). Isso te ajudará a entender se o perfil profissional que você busca está alinhado com a remuneração que pode pagar, e te ajudará a entender o quanto (e se) você pode negociar com profissionais mais experientes e fora da faixa de remuneração oferecida.

Contratei! E agora?

Agora o jogo começa, tanto para você que é líder de empresa e/ou líder de equipe. Começa a sua parte de liderança e gestão.

Agora gostaria de abordar a parte de contato com a equipe. Reflita se você tem colocado esses rituais/práticas na sua rotina:

  • Faço uma reunião semanal com meu time? Quais tópicos são abordados?
  • Tenho uma reunião mensal de revisão de resultados e metas
  • Quando tenho um momento 1-a-1 com cada pessoa do time?
  • De que maneira faço a comunicação com o time? Slack, Teams, WhatsApp, Telegram, Email?
  • Qual o meu calendário de treinamentos para o time?
  • Quais eventos estou planejando participar e levar o time?
  • Como o meu time de marketing suporta as necessidades do time de representantes?

Com certeza não acaba por aqui, mas é um começo para você começar a melhorar a gestão do dia a dia e se questionar se está no caminho certo.

Lembre-se que você tem um time no mercado da cannabis

Para concluir e resgatar o que falamos no início, você está construindo um time. Uma equipe/time não treina (em sua maior parte do tempo) individualmente, não entram em campo sozinhos(as) e fora de ritmo. Uma boa equipe é alinhada e sincronizada, por que foi, principalmente, treinada junta.

É aqui que a famosa “mágica” acontece, mas não como mágica repentina que esperamos, mas com muito trabalho no dia a dia.

Como empresa e líder de equipe, precisamos pensar no treinamento e desenvolvimento do time, desde a entrada da pessoa contratada e a manutenção durante o ano.

Já te faço uma pergunta: qual foi a última vez que você parou o seu time de representantes comerciais e fez um treinamento?

Reflita sobre os temas abaixo:

  1. Como é o meu treinamento para novos(as) funcionários(as)?
  2. A cada quanto tempo forneço treinamento de reciclagem sobre a empresa, o mercado da cannabis e nossos produtos e abordagens?
  3. Tenho mapeado as forças e fraquezas do meu time para investir em treinamento específico?
  4. Estou promovendo treinamentos de facilitação de habilidades comportamentais, como Trabalho em Equipe, Gestão do Tempo e Feedback?
  5. Temos um momento de troca de conhecimento interno entre a equipe?

A construção de uma equipe de representantes comerciais sólida não é apenas uma estratégia de vendas, é um investimento no futuro da sua empresa e do mercado da cannabis medicinal.

Uma equipe bem treinada, motivada e equipada com as ferramentas certas não só impulsiona as vendas, mas também desempenha um papel crucial na educação e conscientização sobre os benefícios da cannabis.

Ao fortalecer a sua equipe, você não está apenas buscando resultados financeiros, mas também contribuindo para uma mudança significativa na saúde e no bem-estar da sociedade.

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