O reconhecimento de emoções em expressões faciais (REEF) pode ser prejudicado nos transtornos de ansiedade e depressão. O tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD) são fitocanabinoides ligados à modulação dessas condições e tem potencial na estabilização do humor, interferindo no REEF. Em um pré-print foi analisado os ensaios controlados para avaliar os efeitos desses canabinoides no REEF.
O reconhecimento de emoções em expressões faciais é um aspecto fundamental da cognição social para decodificar informações aos outros sobre como eles estão se sentindo. Pessoas com transtornos como depressão e ansiedade tendem a ter vieses negativos em relação a emoções negativas e dificuldade em reconhecer emoções positivas nas expressões faciais, podendo prejudicar a interação social desses pacientes.
Em estudos sobre o REEF, algumas tarefas são geralmente utilizadas para avaliar a capacidade da pessoa identificar corretamente a emoção que está sendo apresentada (precisão), a velocidade desse reconhecimento (tempo de reação) e a intensidade dessa emoção (sensibilidade). Nestas tarefas, uma ou várias emoções básicas (estímulos) são apresentadas, geralmente felicidade, tristeza, raiva, nojo, surpresa e medo. As tarefas podem ser estáticas (ou seja, apresentar uma imagem de uma expressão facial de emoção) ou dinâmicas (ou seja, apresentar um vídeo de um rosto que começa com uma expressão neutra e ao longo do tempo exibe o rosto mudando para a expressão completa de uma determinada emoção).
Pesquisas têm sido feitas para verificar se o efeito terapêutico de ansiolíticos e medicamentos antidepressivos estão ligado a melhorias no REEF. Melhorias no REEF podem ocorrer antes da redução de sintomas negativos, indicando que o mecanismo de ação terapêutica desses medicamentos é modulado pelo REEF. Há um interesse crescente nos efeitos ansiolíticos e antidepressivos dos dois principais fitocanabinoides, THC e CBD.
Efeitos significativos dos canabinoides foram observados em estudos que descreveram que o THC prejudicou o desempenho do REEF, enquanto o CBD melhorou a precisão do reconhecimento da expressão facial. O THC, administrado por via oral, reduziu a precisão do reconhecimento de expressões faciais negativas. Foi demonstrado que o THC oral pode ser ansiolítico em doses mais baixas e ansiogênico em doses mais altas, mas nenhum padrão foi encontrado em relação à dosagem e desempenho do REEF. Estudos futuros precisam considerar uma padronização da via de administração, dosagens, horários e métodos de REEF, a análise da administração prolongada também pode ser interessante.
Referência: Giordano Novak Rossi et al. The effects of Cannabidiol (CBD) and Delta-9-Tetrahydrocannabinol (THC) on the recognition of emotions in facial expressions: A systematic review of randomized controlled trials. Neuroscience and Biobehavioral Reviews. 2020.
* Ana Gabriela Baptista é consultora técnica/científica, perita judicial e gestora de saúde em terapia canabinoide na América Latina.