Home » Colunistas » Cannabis medicinal é acessível?

Cannabis medicinal é acessível?

by redacao

Veja comigo um panorama geral de quanto é o custo mínimo para iniciar seu tratamento com cannabis medicinal no Brasil.

Para começar esse tópico é importante entender que o custo final de seu tratamento depende de muitas variáveis. No tratamento do transtorno do espectro autista, por exemplo, a titulação de dose é guiada também pelo peso, o que pode implicar em mais mg/dia e consequentemente mais volume de óleo usado ao mês. Em quadros como os distúrbios do sono, o plano terapêutico pode ser efetivo em uma tomada diária, o que gera certa durabilidade do frasco.

Hoje temos cinco formas de iniciar um tratamento: via associações de pacientes medicinais, via habeas corpus de cultivo, via judicialização direcionada a planos de saúde ou ao SUS, importando e na compra direta em farmácias.  Hoje trago o panorama e custo de duas dessas possibilidades: importação e associação. Para chegarmos ao custo final médio é necessário entender qual o percurso até que sua medicação chegue em casa.

O primeiro passo é a consulta médica. Importante entender que nós médicos não somos “prescritores de cannabis”, temos ela como importante ferramenta clínica. Não limite sua consulta apenas a busca pela terapia canabinoide, coordenação do cuidado e uso de canabinoides devem andar juntos para melhor eficácia em seu tratamento. Algumas associações e marcas de produtos importados realizam mutirão de consultas, propondo valores sociais pelo atendimento, fique atento a esta possibilidade.

Após a consulta você terá pactuado com seu médico em qual das 5 opções anteriores você irá iniciar seu tratamento e receita médica direcionada a esta escolha. Importante lembrar que a receita direcionada tanto a associação quanto aos produtos importados tem validade de seis meses.

 AGENDE UMA CONSULTA COM A DOUTORA SÂMARA BASTOS

Iniciando seu tratamento pela associação você terá que arcar com taxa associativa (anuidade ou mensalidade), que em média custa 30 reais a mensalidade e 350 reais a anuidade. Formalizando sua entrada na associação você poderá adquirir os produtos prescritos em sua receita. O custo das tinturas (óleos), mais utilizados em geral são em média de 200-400 reais por frascos de 30mls. Pela importação é necessário a autorização da Anvisa, retirada no site gov.br, você irá anexar sua receita e ter o documento imediatamente após cerca de 15 minutos preenchendo seus dados e do prescritor. Este processo também é viabilizado pelos consultores das marcas, que fazem a parte burocrática para o paciente sem custo adicional.

Após a Anvisa, você poderá comprar seu produto. Daí a grande limitação da importação: o frete. Trazendo valores em relação ao sudeste, os fretes variam de 150 a 250 reais. O custeio de um frete elevado pode ser contornado por produtos que contenham maior volume e concentração de canabinoides e consequentemente maior durabilidade. Diferente dos frascos da associação padronizados em 30 mls, temos na importação a possibilidades de frascos de até 120 mls, que duram até cinco meses em doses diárias intermediárias

As possibilidades são múltiplas, aposte em uma comunicação assertiva com o médico que te acompanha e use seu tempo de consulta para explorar a sua possibilidade. Uma boa decisão compartilhada torna possível a adesão continuada ao tratamento. E acredite, que você não vai querer descontinuar!

* Sâmara Bastos é médica de família e comunidade – residência médica no hospital Odilon Behrens. Pós graduada em psiquiatra pelo Hospital Albert Einstein Rio de Janeiro e tem certificação internacional de medicina endocanabinoide WeCann, para prescrição de cannabis medicinal.

LEIA TODAS AS COLUNAS DA DRA. SAMARA BASTOS