Home » Colunistas » Canabinoides, suas alegrias e prazeres

Canabinoides, suas alegrias e prazeres

by contato

A Maconha é um remédio de uso milenar incorporado em diversas culturas, para os mais variados propósitos; suas substâncias agem no corpo humano por meio do Sistema Endocanabinoide que é uma coleção de moléculas produzidas pelo próprio organismo (muito semelhantes às contidas na planta) e de locais nas células onde se ligam: os receptores. Ele está presente em todo corpo humano de maneira muito abundante, em alguns orgãos, como o cérebro, supera em número e onipresença os sistemas até então conhecidos.

Tanto o sistema reprodutor atrelado ao masculino quanto ao atribuído ao feminino apresentam mecanismos que envolvem a regulação por meio de moléculas canabinoides. No corpo com útero sabe-se que a participação desse sistema é muito importante nos mecanismos de regulação hormonal, processos do ciclo menstrual e respostas à gestação. Atualmente a Ciência investiga se algumas patologias, como a endometriose, podem ter correlação com um mau funcionamento do Sistema Endocanabinoide e se responderiam a tratamento com canabinoides. 

No campo da sexualidade a maconha também tem seu lugar, a vagina, a vulva (assim como toda pele do corpo) contém alta densidade de receptores canabinoides e seus ligantes. Pesquisadores já comprovaram que o nível dessas moléculas no sangue sobe em mulheres que recebem algum estímulo considerado erótico, demonstrando uma importante ligação entre a Maconha e o prazer sexual. 

É bastante comum nos países em que tais produtos já foram regulamentados a comercialização de lubrificantes a base de canabinoides, tais elaborações aplicadas de maneira direta parecem ter efeito sobre o tempo para atingir o orgasmo assim como em sua intensidade, porém ainda não há estudos formais publicados sobre o tema. 

O uso de terapia canabinoide pode se dar, idealmente, por diversas vias, no Brasil a via disponível é o extrato de cannabis diluído em veículo oleoso – que não serve como lubrificante – mas pode atuar diminuindo a ansiedade, facilitando o contato e assim aumentando a experiência de prazer de mulheres que tem questões relacionadas a este tema. Ainda temos um longo caminho para responder todas as perguntas que a Maconha propõe, para tanto é necessária educação sobre o tema, regulamentação e financiamento de pesquisas na área.

*Dr. Pietro Vanni (CRM 52.105770-7) é médico psiquiatra formado pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB). No mesmo ano de sua conclusão, iniciou estudos e aplicaçãoprática da medicina canabinoide. Desde novembro de 2019 exerce a função de diretor médico da ClínicaGravital. Também possui experiência psiquiátrica na rede pública e privada do Rio de Janeiro, e mantém seu consultório particular. Possui certificação internacional em terapias à base de cannabis.

LEIA TAMBÉM:

– AGENDE AGORA MESMO UMA CONSULTA E INICIE SEU TRATAMENTO COM CANNABIS