Anunciado em 2017 e ainda não inaugurado oficialmente, o Centro de Pesquisas em Canabinoides instalado dentro da USP de Ribeirão Preto (SP) começou em setembro do ano passado a reunir os primeiros pesquisadores envolvidos em projetos de diferentes áreas.
Projetado para ser uma referência no assunto, o centro contará com alguns dos principais nomes da pesquisa em torno do canabidiol do país, além de doutores e pós-doutores que se dedicam a aprofundar informações sobre produção sintética, dosagem, efeitos a longo prazo e aplicação contra distúrbios como Mal de Alzheimer, Parkinson, Síndrome de burn-out e crises epilépticas.
Parceria público X privado
O espaço de 1,5 mil metros quadrados conta com alas destinadas ao estudo básico de laboratórios e à pesquisa clínica com pacientes e voluntários saudáveis. O projeto em parceria entre a USP e a indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi conta com um investimento inicial de R$ 13 milhões. O centro ainda não foi inaugurado oficialmente devido a pandemia da Covid-19 e atraso na entrega de alguns equipamentos. A previsão é que ocorra ainda no primeiro semestre de 2022.
LEIA TAMBÉM:
USP lança curso de medicina canabinoide
Anvisa agiliza importação de produtos derivados de Cannabis