Home » CBCann2024: ‘Lutamos pelo direito do médico prescrever e do paciente se tratar’, aponta dra. Ana Hounie

CBCann2024: ‘Lutamos pelo direito do médico prescrever e do paciente se tratar’, aponta dra. Ana Hounie

by Redação

Presidente da associação organizadora do evento defende que os tratamentos com cannabis sejam garantidos por lei e que a utilização não constranja nem médicos e nem pacientes

Neste sábado, dia 14 de setembro, começa o primeiro Congresso Médico Brasileiro de Endocanabinologia, CBCann. Este congresso, que acontecerá no Teatro WTC Events em São Paulo, será realizado em formato híbrido, reunindo médicos e estudantes de todo o país para um dia de intensa troca de conhecimentos científicos.

De acordo com a médica e presidente da AMBCann (Associação Médica Brasileira de Endocanabinologia Ana Hounie, o combate ao preconceito é um dos principais objetivos do evento. “É muito importante ter esse primeiro evento focado na classe médica. Os profissionais precisam de alguém que os represente na luta contra a discriminação. Lutamos tanto para o médico prescrever, quanto para o paciente se tratar”, completa Ana Hounie.

“O paciente tem uma abertura muito maior do que os próprios médicos, porque o paciente está buscando um alivio que não encontra na medicina tradicional, neste momento o preconceito não existe. O preconceito acaba estando no meio médico, inclusive com associações usando discursos preconceituosos com a planta”, aponta a médica.

“Temos como objetivo dar educação sobre o assunto para a comunidade médica, reduzindo assim a discriminação”, conclui.

Programação do Congresso

Entre os palestrantes, destacam-se nomes de peso como a Dra. Bonni Goldstein, autora do livro “Cannabis is Medicine”, e o neurofarmacologista Allyn Howlett, PhD, famoso pela descoberta do receptor CB1, essencial no estudo do sistema endocanabinoide.

A programação começa às 8h com o credenciamento dos participantes, seguido pela abertura oficial às 9h, onde a diretoria da AMBCann fará sua apresentação. Haverá uma homenagem aos pioneiros na prescrição de produtos derivados de Cannabis, Dr. Eduardo Faveret e Dr. Ricardo Ferreira.

Às 9h30, o PhD Allyn Howlett conduzirá uma conferência sobre o “Sistema endocanabinoide e seu papel no tratamento de doenças”, moderada pelo Dr. Wilson Lessa.

Após um coffee break às 10h30, a discussão de casos clínicos será iniciada às 11h, com moderação do Dr. Luís Felipe Sales e a participação de várias empresas do setor, como Greens, Pilmed, Revivid e Volcanic.

O Simpósio Herbarium, com lunch box, será realizado às 12h45, seguido, às 14h, pela conferência da Dra. Bonni Goldstein sobre “Canabinoides na infância e adolescência”, moderada pela Dra. Ana Hounie e pelo Dr. Vinicius Barbosa.

A tarde continua com a Sessão de Pesquisa Científica às 15h30, moderada pelo Dr. Eduardo Perin. Nesta sessão, Andrea Gallassi apresentará o tratamento da dependência de crack com Canabidiol, e o Dr. Alexandre Kaup discutirá as evidências atuais sobre o uso de canabinoides nas cefaleias.

A partir das 16h30, a roda de conversa “Cannabis e Sociedade” contará com a moderação da Dra. Ana Hounie e da Dra. Jackeline Barbosa, além de convidados como Ricardo Amorim, Dennis Burgierman, Deputado Caio França, Cidinha Carvalho, Norberto Fischer, Gilberto Castro, Emílio Figueiredo e Marcus Almeida, entre outros.

O evento será encerrado com um coquetel às 18h30, proporcionando uma última oportunidade para networking e troca de ideias entre os participantes.

Para mais informações sobre o Congresso Médico Brasileiro de Endocanabinologia e para inscrições, visite o site https://cbcann.com/

You may also like