Os atletas de Taekwondo, Paulo Lacheski e Vitor Mendonça, foram convocados para representar o Brasil no Campeonato Mundial da modalidade. A competição está marcada para acontecer na Coreia do Sul, o berço do Taekwondo, nos dias 28 a 30 de junho. No entanto, a realização desse sonho enfrenta um obstáculo financeiro significativo.
Paulo e Vitor enfrentam dificuldades para custear as despesas da viagem e as inscrições para o campeonato. Determinados a superar esses desafios e levar o nome do Brasil ao pódio, os atletas criaram uma campanha de arrecadação online, uma “vaquinha virtual”. Nessa campanha que visa arrecadar 30 mil reais, cada contribuição, faz a diferença. O objetivo vai além de realizar um sonho pessoal, é também representar o país em uma competição de alto nível, elevando o prestígio do Taekwondo brasileiro no cenário internacional.
Até o momento 50% da meta foi batida e a dupla tem pouco mais de um mês para arrecadar o restante. “Cada vez que vemos uma doação ou alguém compartilhando nossa vaquinha, a jornada se torna mais fácil e bonita, pois percebemos que não estamos sozinhos e que tem muita gente torcendo por nós”, conta Vitor.
Cannabis medicinal tem sido uma grande aliada
A dupla tem um histórico de conquistas impressionante, incluindo o Campeonato Paulista, Campeonato Regional, Campeonato Brasileiro, Campeonato Sul-Americano e até o Campeonato Mundial WOTF.
Muitos desses títulos foram alcançados após o início do tratamento com cannabis, que começou há pouco mais de um ano com o apoio da TerraCannabis, a maior plataforma facilitadora de acesso a produtos de cannabis medicinal na América Latina.
De acordo com o CVO da TerraCannabis Rodolfo Rosato, além do suporte com os produtos e apoio financeiro, a empresa proporciona aos atletas um programa que inclui acompanhamento esportivo completo com médicos e acesso a uma academia com equipamentos adequados para treinarem e aprimorarem suas técnicas.
“Inicialmente, entramos para dar suporte nas inscrições de campeonatos, mas logo percebemos a necessidade de ampliar esse trabalho. Disponibilizamos um médico especializado em medicina esportiva e um psicólogo do esporte para trabalhar a parte mental, que é tão importante quanto a técnica e a preparação física em qualquer competição.”
Desde que começaram o tratamento com cannabis para tratar dores musculares e lesões, a dupla observa uma melhora significativa na saúde e desempenho. “Tomamos uma gota de óleo de canabidiol (CBD) e canabigerol (CBG) pela manhã e outra à noite. No período de competições devido à intensa rotina e necessidade de recuperação aumentando para duas gotas. Antes de dormir, sempre tomamos três gotas de CBD”, explica Paulo.
Além do óleo, Paulo comenta que usam cremes, pomadas relaxantes e anti-inflamatórias que auxiliam na recuperação muscular pós-treino, proporcionando mais disposição e acelerando a recuperação de lesões.
Tratamento está surtindo resultados
Para o psicólogo dos atletas Claudinei Silva o tratamento com cannabis está sendo um grande aliado na saúde psicológica da dupla. “O estresse e a ansiedade são comuns no cenário competitivo, e a cannabis, principalmente o CBD, pode trazer uma sensação de saciedade psicológica, auxiliando os atletas a lidarem com suas preocupações e melhorando o controle emocional pré-competição.”
Além do psicólogo, os atletas contam com o suporte de um médico para acompanhar, tratar eventuais lesões e cuidar da recuperação. Um dos maiores nomes da medicina endocanabinoide no país, idealizador e fundador da clínica CBDoctors e da CBDSports, projeto voltado para a aplicação da terapia canabinoide em atletas, Pedro Melo é que vem acompanhando a evolução dos atletas.
“A cannabis apresenta diversos benefícios aos praticantes de esporte de explosão que exige força e pode gerar muita dor e trauma, como o Taekwondo.”
Dr. Pedro destaca que os efeitos analgésicos e anti-inflamatórios da cannabis podem ser especialmente úteis durante e após a atividade física intensa dos atletas.
“O CBD age como um anti-inflamatório para diminuir as micro lesões e microfraturas musculares. Essa capacidade da cannabis em recuperar lesões e reduzir dores é fundamental para o desempenho dos atletas, protegendo-os de futuras lesões e permitindo que eles se concentrem nos treinos e competições.”
Outro ponto importante destacado pelo especialista é o impacto da cannabis no desempenho, bem-estar e saúde geral. “A aplicação tópica de pomadas e cremes também é benéfica para relaxar a musculatura e tratar lesões, proporcionando alívio após os treinos pesados.”
Saiba mais sobre a dupla
Paulo Lacheski e Vitor Mendonça fazem parte do projeto social “Cidadão Campeão”, uma iniciativa em parceria com a Secretaria de Esportes da cidade de Atibaia, em São Paulo, que oferece treinamentos gratuitos de Taekwondo. Sob a orientação do renomado Mestre White, fundador do projeto, os atletas têm acesso a treinamento de alta qualidade. Para mais informações e atualizações sobre a “vaquinha”, siga a página dos atletas no Instagram @terratleta.
Veja como ajudar
O apoio da comunidade é fundamental para que esses atletas possam representar o Brasil lá fora. Para quem deseja contribuir, o link da vaquinha virtual está disponível para receber doações de qualquer valor. DOE CLICANDO AQUI. Para aqueles que não podem contribuir financeiramente, compartilhar o link e divulgar a causa também é uma forma valiosa de apoio.
LEIA TAMBÉM:
- Luana Piovani conta que a primeira coisa que faz ao acordar é fumar um baseado
- STJ determina soltura de dirigentes da Salvar acusados de tráfico de drogas
- Uso diário de cannabis supera o do álcool nos Estados Unidos
- Lenda do country Willie Nelson lançará livro de receitas sobre cannabis
- Abrace arrecada mais de cinco toneladas de donativos para o Rio Grande do Sul