A Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace) realizará um debate sobre o processo de consulta pública junto ao Conselho Federal de Medicina para atualização da Resolução Nº 2.113/2014, que trata do uso compassivo da Cannabis. A Mesa Redonda com especialistas de diferentes áreas será realizada nesta terça-feira, 19, a partir das 20 horas no canal da associação no Youtube.
Com o tema “CFM – Discutindo Cannabis com responsabilidade”. Nada sobre nós, sem nós!”, a mesa irá tratar de questões importantes como a inclusão de outros canabinóides além do CBD na Resolução, a exclusão da sociedade na sugestão de aperfeiçoamentos da Resolução, a falta de divulgação da consulta por parte do próprio CFM. Além disso, irá abordar sobre o arrecadamento de assinaturas para que as datas sejam alteradas e divulgadas para que as pessoas e os profissionais de saúde possam fazer parte desta consulta pública.
Entenda melhor
Com a finalidade de aperfeiçoar a Resolução nº 2.113/2014, o Conselho Federal de Medicina (CFM) abriu um processo de consulta pública até o dia 30 de julho onde os médicos podem contribuir com o envio de sugestões.A Resolução trata do uso compassivo do canabidiol para o tratamento de epilepsias da criança e do adolescente refratárias aos tratamentos convencionais. A necessidade dos aperfeiçoamentos na Resolução se justifica com a suposta falta de comprovação da eficácia do canabidiol no tratamento da doença citada.
– CFM prorroga prazo para consulta pública sobre cannabis
Abrace é pioneira no país
A Abrace é uma organização sem fins lucrativos localizada em João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba, que tem como intuito dar apoio às famílias que precisam de um tratamento com a Cannabis Medicinal, produzindo e distribuindo os produtos para associados. A associação foi criada em 2014 e, desde 2017, é autorizada pela justiça brasileira a cultivar e fornecer derivados da Cannabis Sativa aos seus associados.
A Abrace foi a primeira associação de pacientes do Brasil a conseguir autorização para cultivar Cannabis para tratamento medicinal. Possui mais de 31 mil associados em todo o Brasil e os produtos fornecidos pela associação auxiliam no tratamento de diversas doenças sendo as principais: epilepsia, Alzheimer, câncer, transtorno de ansiedade, depressão e dores crônicas.
Confira quem fará parte da mesa de debate:
Cassiano Gomes – Presidente da Abrace
Wilson Lessa – Médico
Carolina Nocetti – Médica
Emílio Figueiredo – Advogado
Ladislau Porto – Advogado
Leonardo Navarro – Advogado
Sthephanie Santana – Enfermeira Canábica
Sabrina Kaster – Terapeuta e consultora canábica
Marcelo Moren Netto – Pediatra
Pedro Sabaciauskis – Presidente da Santa Cannabis
Marco Carboni – presidente do Intituto CuraPro:Acolhe Vidas
Rafaela de Carvalho – Advogada
Caroline Marroni – Farmacêutica
LEIA TAMBÉM:
- CFM prorroga prazo para consulta pública sobre cannabis
- Argentina legaliza a compra de sementes de cannabis
- Kaya Mind lança novo relatório “Cannabis no Mercado Pet”
- 7 dúvidas sobre tratamento com cannabis em pets