Na próxima quarta-feira,17, às 18 horas, o auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) será palco de um evento inovador: o lançamento do projeto Cine Cannabis medicinal nas comunidades. A iniciativa, promovida pela OAB/PE, busca utilizar o poder do cinema para informar e quebrar os preconceitos em torno dos benefícios promovidos pela cannabis medicinal.
A jornada cinematográfica especial contará com a exibição de dois filmes emblemáticos: “Mãeconheiras” e “Estado de Proibição”. Ambos os filmes abordam de forma sensível e profunda o uso medicinal da cannabis e os desafios enfrentados pelas pessoas que buscam esse tipo de tratamento.
“Mãeconheiras”, um documentário de 2020, mergulha nas histórias de indivíduos em Pernambuco e levanta discussões cruciais sobre a necessidade de debater o uso e a proibição da cannabis no Brasil. Já “Estado de Proibição”, um curta-metragem envolvente, narra a jornada de mulheres que desafiam as leis para cultivar cannabis, buscando tratamento para seus filhos.
O presidente da comissão, Sérgio Urt, destaca a importância desta iniciativa como uma oportunidade ímpar para a comunidade assistir e refletir sobre essas produções cinematográficas envolventes. “Estes filmes não apenas informam, mas também sensibilizam e abrem espaço para diálogos necessários sobre a cannabis medicinal”, afirma Urt.
Saiba mais
A criação da comissão pela OAB-PE em agosto do ano passado reflete o compromisso da instituição em discutir os direitos das pessoas que fazem uso medicinal de produtos à base de cannabis. Desde dezembro de 2022, o cultivo da planta para fins terapêuticos e científicos é permitido no estado, marcando um avanço significativo na legislação.
Atualmente, aproximadamente 74 mil pacientes em Pernambuco utilizam a cannabis para o tratamento de uma variedade de doenças, incluindo ansiedade, Parkinson e epilepsia. O evento promovido pela OAB/PE busca não apenas informar, mas também promover uma reflexão coletiva sobre os desafios e oportunidades relacionados à cannabis medicinal.
LEIA TAMBÉM:
- Senado fará sessão temática para debater a PEC sobre drogas
- Lula vai à Colômbia discutir exportação de cannabis medicinal para o Brasil
- Abrace conquista na justiça direito de fornecer flores de cannabis in natura
- Caio França lança “Bancada da Cannabis” para apoiar pré-candidatos a vereadores
- Ministério da Justiça oferece curso on-line sobre Políticas de Drogas e Sociedade