Diversas empresas de cannabis de Israel divulgaram que estão colaborando com a população diante da situação em rápida evolução no país, que declarou guerra ao Hamas. Na semana passada, o Ministério da Saúde de Israel confirmou uma extensão das licenças de prescrição de cannabis medicinal aos pacientes, em meio a temores sobre o fornecimento de medicamentos.
Em Israel, as prescrições de cannabis são emitidas bimestralmente em quantidades limitadas, mas como alguns pacientes consumiam mais do que o habitual devido ao “estresse” da situação, esgota-se antes que a prescrição pudesse ser renovada.
Entretanto, várias empresas também estão distribuindo cannabis gratuitamente a pacientes que vivem no sul, e particularmente na Faixa de Gaza, informou a revista Israel Cannabis Magazine .
Uma dessas empresas foi a Intercure, líder de mercado israelita, cujas principais instalações estão localizadas a apenas 2 km da fronteira com Gaza. Segundo comunicado divulgado pela empresa, o local foi duramente atingido no ataque e dois funcionários da empresa foram sequestrados por militantes do Hamas.
– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS
Já as empresas Peace Naturals e Bull Pharma oferecem gratuitamente 10 gramas de todas as suas variedades, enquanto durarem os estoques, em todas as farmácias de Israel.
A Madukan está oferecendo gratuitamente 4 mil embalagens das três variedades Cantara , Adjio T15 , Allegro T20 , que estão disponíveis gratuitamente em 9 farmácias. Ao mesmo tempo, a empresa baixou o preço destes produtos em todas as outras farmácias de Israel, para facilitar quem não consegue chegar nos locais de venda.
A empresa Canonic oferece todo o seu estoque de óleos de cannabis a todos os pacientes, gratuitamente e sem limitação, às custas da prescrição.
Iniciativa entre os pacientes
Os próprios pacientes também tentam ajudar uns aos outros, por exemplo, no fórum sobre cannabis no Facebook , onde alguns moradores do Otaf ficaram sem seu suprimento mensal e estão recebendo assistência de outros pacientes que ainda não usaram o o valor total da receita mensal e estão dispostos a entregá-lo em troca da apresentação de receita e licença válidas aos moradores do sul.
Saiba mais
Segundo dados oficiais, mais de 125 mil pacientes em Israel possuem licenças de cannabis medicinal, muitos deles com câncer, doenças gastrointestinais, dor crônica, esclerose múltipla, Parkinson, Tourette, epilepsia, autismo, demência e transtorno do estresse pós-traumático (TEPT). Apesar de permitir o acesso à cannabis in natura aos pacientes, a legislação israelense impõe um processo bastante burocrático para a obtenção das licenças.
LEIA TAMBÉM:
- Trajetória do expoente no estudo da cannabis será tema de aula aberta
- Canabidiol é utilizado para tratar dermatite atópica canina na UFSM
- Associação INDICA promove o primeiro podcast sobre terapia canábica para animais
- Polícia apreende plantas e prende marido de ativista
- Lei que obriga exames toxicológicos e veta cannabis em concursos públicos é sancionada em Natal