Você sabia que existe um canabinoide que pode te ajudar a emagrecer? Pois é, muitos poucos sabem, mas a tetrahidrocanivariana, ou apenas THCV, está sendo cada vez mais utilizada como inibidor de apetite.
O que é o THCV?
Primeiro, vou explicar o que é a tetrahidrocanivariana. É um canabinoide semelhante ao THC, ambos são psicoativos e produzem um efeito relaxante e eufórico e uma vasta aplicação médica. Mas, como esses dois compostos possuem estruturas químicas ligeiramente diferentes, seus efeitos também diferem em alguns pontos importantes.
Com moléculas e propriedades semelhantes, o THC e o THC-V apresentam algumas diferenças interessantes que foram descobertas. Em contraste com o THC, o THC-V é um inibidor de apetite. Alguns estudos dizem que o THC-V pode ajudar com diabetes e regular os níveis de açúcar no sangue.
E é justamente sobre isso que vamos falar agora!
Um estudo patrocinado pela National Institutes of Health dos Estados Unidos indicou que o THCV é promissor como suplemento para ajudar a promover a perda de peso, e esta é uma das principais razões pelas quais produtos com THCV estão sendo utilizados – devido à sua capacidade de suprimir o apetite.
Como? Devido ao Sistema Endocanabinoide. Como já vimos, o SEC é responsável por desempenhar um papel interessante na regulação do apetite, humor, sono e outras funções no corpo. O SEC possui dois tipos principais de receptores: o CB1 e o CB2. Enquanto o THC ativa o receptor CB1, liberando hormônios que interagem com a leptina, o hormônio da saciedade. O THCV faz justamente o oposto, ele bloqueia o receptor CB1, suprimindo a fome.
Então, como o THCV suprime o apetite? Todas as pessoas têm um sistema endocanabinóide (ECS), que desempenha um papel importante na regulação do apetite, humor, sono e saúde física. Cada canabinóide interage com esse sistema de uma maneira diferente.
Este estudo feito com humanos descobriu que o THCV diminuiu o apetite sem causar efeitos colaterais negativos ao não danificar o sistema de recompensa neural. Outros estudos validam o potencial do THCV como um supressor de apetite mais seguro e explicam que o THCV altera as conexões cerebrais de tal forma que “o THCV pode permitir maior controle sobre a ingestão de alimentos”.
Os benefícios do THCV vão além. Estudos indicam que ele pode ser benéfico para tratamentos de epilepsia, por ter efeitos anticonvulsivantes. No tratamento do Mal de Parkinson, por possuir propriedades antioxidantes e neuroprotetoras que podem retardar a progressão da doença. E, também, no controle da ansiedade. Ele pode reverter a ansiedade produzida pelo THC. Com o avanço da medicina canabinoide, mais estudos surgirão para demonstrar se estes efeitos se verificam ou não. Por isso, é sempre muito importante que você converse com o seu médico antes de iniciar o tratamento.
* Dra. Amanda Medeiros Dias (Crm 39.234 PR) é médica formada em 2017, com pós-graduação em pediatria e nutrologia pediátrica e, atualmente, está cursando Psiquiatria Infantil pelo CBI Miami. Possui Certificação Internacional Green Flower de Medicina Endocanabinoide. Tem experiência na prática clínica com crianças e adultos, visão integrativa olhando o paciente como um todo, possui experiência prática mesclando medicina com aromaterapia e cromoterapia, com foco na visão holística. Além de prescritora, é paciente de cannabis medicinal desde 2018. Também é diretora técnica no Instituto Coração Valente e médica voluntária em projetos da UNA (Unidos pela Amazônia).
– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS
LEIA TODAS AS COLUNAS DA DRA. AMANDA
- Como a cannabis pode auxiliar no controle dos distúrbios do sono?
- Conheça o CBN, um canabinoide que pode ajudar no sono e inflamação
- Conheça os principais ácidos canabinoides e seus benefícios
- Quais são as contraindicações do uso de cannabis medicinal?
- Quais as diferenças entre os óleos e extratos Full Spectrum, Broad Spectrum ou Isolado?
- Como a cannabis pode auxiliar no tratamento da endometriose?
- O que é o Sistema Endocanabinoide?