Você já deve ter lido ou visto alguma reportagem falando que praticantes de exercícios físicos, dentro das suas rotinas de treino, costumam recorrer a sessões de massagem relaxante, imersão em banheiras de gelo e liberação miofascial para ajudar a controlar dores musculares e no processo de recuperação entre sessões de treino mais intensas. Isso é ainda mais comum com atletas profissionais.
Você sabia que THC e, especialmente o CBD, mesmo se usados em pequenas doses podem ajudar e muito no processo de RECOVERY de treinos e competições?
Isso mesmo! Você não precisa necessariamente de uma lesão para se beneficiar das propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas e miorelaxantes dos fitocanabinoides.
Quando o assunto é recovery entre sessões de treino, aliar métodos consagrados no mundo esportivo com os benefícios dos canabinoides pode ser uma estratégia muito inteligente capaz de proporcionar treinos com músculos menos tensos e com menor sensação de peso e cansaço permitindo a manutenção dos treinos sempre com alta performance.
– AGENDE UMA CONSULTA COM O DOUTOR EDUARDO FONTES
Especialmente quando falamos de CBD precisamos lembrar que esse fitocanabinoide foi retirado da lista de substâncias proibidas e consideradas doping pela WADA (Agência Mundial Antidopagem), tanto fora dos períodos competitivos quanto dentro das competições.
Isso, sem sombra de dúvidas, representa uma grande mudança para os atletas quando tratamos de recursos que auxiliam nesse processo de recuperação. Por falar nisso, ainda vamos tratar sobre cannabis e doping aqui na coluna.
Atualmente produtos para uso oral na forma de óleos e cápsulas e também para uso tópico na forma de gel para massagem e liberação miofascial são as principais formas de uso dessas substâncias.
Quer saber sobre os principais benefícios da cannabis e como ela pode ajudar os atletas? É só continuar acompanhando minha coluna. Grande abraço!
* Eduardo Fontes é médico formado em 2007, pós-graduado em Nutrologia Esportiva, Pós-graduando em Cannabis Medicinal com Certificação Nacional (UNIFESP) e Internacional (Grenn Flower) em Cannabis Medicinal. Atua associando a Nutrologia com cannabis medicinal buscando prevenir e tratar doenças através da melhora da qualidade de vida. O doutor também é sócio proprietário da Clínica Dawa de Medicina Integrativa com unidades em Balneário Camboriú-SC e São Paulo-SP e da CannCare que promove cursos presenciais e on-line sobre cannabis medicinal.
LEIA TODAS AS COLUNAS DO DOUTOR EDUARDO FONTES