As Associações da Cannabis Medicinal do Brasil lançaram uma nota de repúdio contra a “cartilha da maconha” recém-lançada pelo Governo Federal que nega o uso medicinal da Cannabis e classifica a planta como droga da morte. O guia elaborado pela Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred) em parceria com os ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, da Saúde, da Infraestrutura, e da Justiça e Segurança Pública traz desinformação e trata o assunto de forma tendenciosa, ideológica, ignorando estudos e comprovações científicas.
Na cartilha elaborada em conjunto, as associações destacam que há mais de 28 mil pesquisas científicas sobre o uso medicinal da Cannabis apenas na base de dados da PubMed, referência em publicações da área de biomedicina. “O Brasil, mesmo com uma lei que criminaliza o cultivo da planta até para fins de pesquisa, é o maior produtor de estudos científicos sobre o uso medicinal da maconha no mundo. A Universidade de São Paulo (USP) possui duas vezes mais pesquisas sobre o tema do que a segunda colocada, que é o King’s College London na Inglaterra.”
– ENCONTRE UM ESPECIALISTA E INICIE AGORA MESMO SEU TRATAMENTO COM CANNABIS
Os ativistas alertam ainda que desde 2015 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – órgão vinculado ao Ministério da Saúde – autoriza a importação de medicamentos à base de Cannabis. Só em 2021, a Anvisa aprovou mais de 35 mil solicitações de importação de pacientes. Informam ainda que a Agência Reguladora também autorizou a comercialização de 19 produtos para serem vendidos nas farmácias. E o próprio Sistema Único de Saúde (SUS), por meio das Farmácias de Alto Custo, já fornece remédio à base de maconha em alguns estados, como por exemplo no Distrito Federal onde 17 pacientes com epilepsia refratária recebem o medicamento do Governo Federal.
Meta é atingir 50 mil assinaturas
Em sua página no Instagram a Apepi que criou o abaixo-assinado na internet relata que a petição é um trabalho coletivo e que a meta é atingir 50 mil assinaturas. “O abaixo-assinado será entregue em mãos de representantes do Governo Federal com o intuito de exigir retratação pela cartilha que coloca a maconha como droga da morte. Precisamos acabar com essa retórica proibicionista e anticientífica que parece desconhecer os inúmeros trabalhos que mostram todos os potenciais da planta.” Assine a petição clicando aqui.
Confira as associações que assinam a nota de repúdio
Aliança Verde
ABRACE
APEPI
AbraRio
AMPARA
AMEMM
AGAPE
ACuCa-SP
ABRACANNABIS
ACAMERO
AMA-ME
Associação Alternativa
AMME Medicinal
Cannab
Curando Ivo
Cultive
CANNAPE
Flor da vida
ITHC
Instituto CuraPro
LIGA CANABICA
MAESCONHAS
Reconstruir
SANTA CANNABIS
Sativoteca
SBCEC
LEIA TAMBÉM:
- CFM realiza consulta pública sobre canabidiol
- Kaya Mind lança novo relatório “Cannabis no Mercado Pet”
- 7 dúvidas sobre tratamento com cannabis em pets
- FACT promoverá encontro em Alto Paraíso de Goiás