Como qualquer medicamento, o mau uso de fitoterápicos pode ocasionar sérios problemas de saúde. E mais: a crença de que produtos naturais não fazem mal está completamente equivocada. Para tirar as dúvidas sobre esse assunto e promover a saúde, a Anvisa lançou uma cartilha e também um fôlder sobre o uso seguro de fitoterápicos e plantas medicinais. Tanto o acesso quanto o download podem ser feitos pela internet.
O material é feito em linguagem simples. São apenas 29 páginas que ajudam a entender a diferença entre plantas medicinais e fitoterápicos, além de outras categorias de produtos, a importância da regularização dos fitoterápicos, como identificar se um produto está ou não em situação regular, as precauções que devem ser tomadas e os danos que um produto irregular pode causar à saúde.
O documento também explica a diferença sobre o tipo de medicamento e a importância da regulamentação e controle sobre esse setor, já que os medicamentos fitoterápicos, se fabricados ou consumidos de forma errada, podem gerar vários riscos à saúde e até levar à morte. Um capítulo importante da cartilha é sobre as propagandas enganosas dos produtos fitoterápicos e como evitar comprar um produto que não está de acordo com a legislação. Outra alerta é sobre os cuidados com os chás feitos com plantas medicinais.
A cartilha gratuita está disponível neste link no site do Governo Federal.
LEIA TAMBÉM:
- Anvisa atualiza resolução sobre importação de derivados de cannabis
- São Paulo recebe a maior feira da indústria médico-hospitalar do mundo
- Live sobre o mercado da cannabis e a importância dos dados