Home » Barretos regulamenta política municipal para uso medicinal da cannabis

Barretos regulamenta política municipal para uso medicinal da cannabis

by Redação

Município dá passo inédito no interior paulista ao oficializar decreto que estrutura prescrição, capacitação médica e acesso a produtos derivados da planta

O prefeito de Barretos, Odair Silva, assinou na noite de quinta-feira (23) o Decreto nº 12.489, que regulamenta a Política Municipal de Produtos com Efeitos Medicinais de Cannabis Medicinal (Lei n° 7.195/2025). Com a medida, o município passa a ter uma estrutura legal para capacitar profissionais da saúde, garantir segurança na prescrição e ampliar o acesso de pacientes a terapias à base de cannabis.

“Barretos é uma das poucas cidades a contar com uma lei tão importante, que foi amplamente discutida e aprovada pela Câmara Municipal. Com ela, teremos respaldo para ajudar as pessoas a melhorarem sua qualidade de vida. A rede contará com médicos especializados, capazes de indicar o medicamento com conhecimento técnico, evitando qualquer tipo de confusão. Trata-se de uma quebra de preconceitos e paradigmas, colocando o município em posição de protagonismo”, afirmou o prefeito.

A nova política tem como objetivos capacitar médicos para a prescrição de produtos medicinais à base de cannabis, selecionar profissionais habilitados para o matriciamento da rede municipal, implantar um sistema de regulação e acompanhamento dos pacientes atendidos e promover atualização contínua de informações científicas por meio de palestras, fóruns, simpósios e cursos de capacitação.

O secretário municipal de Saúde, Angelo Roberto Gonçalves, destacou que o decreto representa um avanço significativo. “Acompanhamos essa pauta há algum tempo, pois ela representa uma demanda importante da sociedade e dos pacientes. A indicação do uso do canabidiol vem ao encontro das necessidades atuais, beneficiando pessoas com TEA, crises convulsivas, enxaquecas e outras condições de saúde. A partir de agora, daremos um grande passo para transformar a área da saúde em nosso município e, quem sabe, inspirar outras regiões também”, disse.

Em abril deste ano, a prefeitura já havia firmado um protocolo de intenções com a Carbon Farma para realizar estudos sobre o uso do canabidiol (CBD) no tratamento de sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças e adolescentes, visando a futura inclusão da terapia na rede pública municipal após comprovação de eficácia.

O decreto também prevê o fornecimento de produtos e medicamentos à base de cannabis, desde que registrados ou autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O acesso se dará mediante solicitação do paciente ou de seu representante legal, com avaliação da Secretaria Municipal de Saúde e apresentação de prescrição assinada por médico capacitado.

A regulamentação consolida Barretos como um dos municípios pioneiros na adoção de políticas públicas baseadas em evidências científicas sobre o uso medicinal da cannabis — um passo concreto em direção à humanização da saúde e ao enfrentamento do estigma ainda presente em torno da planta.

You may also like