Evento será realizado no sábado, dia 1° de novembro, com exposições, artistas convidados, atividades gastronômicas e programação canábica, num espaço de fortalecimento da cena cultural na capital cearense.
Fortaleza recebe no próximo dia 1° de novembro a primeira edição da feira “Febre de Arte”, com atrações culturais, performances e exposições artísticas, atividades gastronômicas, além de palestras e muita informação sobre a planta da cannabis na Casa Valente.
O evento, organizado pela Ghost! Produtora e tendo a Associação de Pacientes Adapta como patrocinadora institucional, tem a expectativa de reunir 350 pessoas, e apresenta uma proposta de espaços complementares. Serão realizadas atividades em quatro arenas diferentes: a Arena Canábica; Independente; Ferve e Larica.
“A cannabis no Brasil ainda carrega muito tabu e desinformação. Aproximá-la da cultura, em suas diversas expressões, é uma forma de normalizar o assunto, gerar pertencimento e abrir espaço para o diálogo social. A planta sempre esteve ligada à cultura, mas de maneira velada e marcada pelo estigma. Trazer esse diálogo à luz significa romper um tabu que vem adiando a cura de muita gente. Pacientes reais, que encontram melhora em seus quadros de saúde com o tratamento, voltam a recriar, se expressar, reunir suas obras e movimentar a cena cultural quando têm acesso à saúde em dia.”, aponta Isabela Fernandes, diretora de núcleo terapêutico na Adapta.
A iniciativa da Ghost! de convidar representantes da cultura da cannabis surge como uma estratégia para promover discussões sobre saúde, direito e estilo de vida em um ambiente festivo, criativo e comunitário, transcendendo os debates técnicos e formais. O evento é organizado em torno de quatro Arenas, que contam com a participação direta de pacientes medicinais em todas as suas esferas, desde a produção até os palcos e exposições.
“Nossa expectativa é romper o silêncio e mostrar publicamente algo que já acontece em pequenos círculos: pacientes reunidos não apenas em torno do tratamento, mas também para criar, trocar e se fortalecer. Mais do que entretenimento, o evento é um ato de afirmação: de que saúde, arte e cannabis caminham juntas na construção de novos futuros possíveis. Para dar visibilidade a isso, teremos entrevistas e rodas de conversa “de paciente para paciente”, mostrando à comunidade como a planta contribui para o cuidado da saúde, inclusive mental; um tema crítico para profissionais da arte e da cultura, historicamente maltratados pela falta de visibilidade, sobretudo no segmento independente.”, destaca Gabriela Dias, idealizadora da feira.
No espaço dedicado à gastronomia, estarão presentes, além de destaques culinários locais com o Hally Roots, drinks autorais especiais assinados por ElGuapodeHavana. Na Arena Ferve, as atrações ficam por conta da programação de DJs com Trio Fever e Lucas Avner, espaços de tatuagem com Lui Studio e Artway Tattoo, performances artísticas e ainda, a massoterapia é o esoterismo.
Já a Arena Independente, espaço dedicado à produção artística, haverá o lançamento exclusivo do álbum “Eutimia-Óculos”, carreira solo de Davi Rodé, da banda RodéPorque. Na Arena Canábica estão confirmadas palestras sobre a planta da cannabis e sobre os usos legais da maconha no Brasil. A associação Adapta é patrocinadora da Arena Canábica e convida ao palco nomes importantes da cena, especialistas como os advogados Bianca Cardial e Ítalo Coelho, que atuam através da Advocacia Antiproibicionista; o médico generalista Dr. Eugênio Franco, que está à frente do Doses de Emergência, iniciativa que traz informação sobre tratamento medicinal com cannabis para mais de 30 mil pessoas no Instagram.
Entre os convidados também está o Movimento Ceará Saúde Livre (CSL), iniciativa das Associações de Cannabis medicinal no Ceará, para trazer mais informações sobre como ter acesso a tratamento com cannabis no nosso estado.
“Fortaleza é reconhecida pela sua força criativa e pelo protagonismo na cena independente. Realizar aqui um evento canábico próprio significa colocar o Nordeste no centro desse debate, assumindo com coragem um papel de vanguarda. Para o Ceará, é também reconhecer uma comunidade que já existe e precisa de espaço para se expressar com dignidade — pacientes, artistas e empreendedores locais que movimentam a economia criativa e ampliam horizontes de cuidado. É, ao mesmo tempo, um gesto cultural e político: afirmar que o futuro da conversa sobre cannabis no Brasil também passa pelo Ceará.”, concluiu Isabela Fernandes.
Serviço
1ª edição “Febre de Arte”
Sábado, 1° de novembro de 2025
Local: Casa Valente
Endereço: Nunes Valente 2582, Aldeota, Fortaleza – CE
Horário: a partir das 16h00
Entradas e programação: https://febredearte.com/
