Uma recente pesquisa do PoderData, conduzida entre 12 e 14 de outubro, indica que 60% dos brasileiros são favoráveis à legalização da cannabis para uso medicinal, marcando um aumento de quatro pontos percentuais desde o ano passado.
Dentro desse grupo, metade dos entrevistados se opõe à legalização da cannabis para fins recreativos, com 31% expressando desacordo — uma redução em relação aos 35% registrados em setembro de 2023. Além disso, 10% dos participantes não souberam opinar sobre o assunto.
O estudo revela que a maior aceitação da cannabis, tanto para fins medicinais quanto recreativos, ocorre entre os jovens de 16 a 24 anos, onde 63% se mostram a favor. Por outro lado, a resistência é mais forte entre os de meia-idade, especialmente aqueles com idades entre 45 e 59 anos, onde 35% se posicionam contra.
Regionalmente, os índices de oposição são mais elevados no Centro-Oeste (38%) e no Norte (35%).
“Quando se tem acesso a informação, fica impossível negar a realidade. Se a campanha difamatória e de contra-informação não existisse, esse número hoje seria de 100%”, comentou o Rodolfo Rosato, empresário do ramo cannábico e CVO da Terracannabis.
Com um total de 2.500 entrevistas realizadas em 181 municípios de todos os estados brasileiros, a pesquisa apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais.